quinta-feira, 19 de maio de 2011

Croqui de acidente de trânsito





















Dizem que um dia, todos poderemos ser vitimas de algum tipo de Acidente de Trânsito. Nesta simples postagem, resolvi dar conhecimento aos leitores sobre algo que por muitos é desconhecido e que com certeza pode lhe ser útil um dia, caso precise se defender ou acionar alguém na Justiça sobre o dano sofrido.

Quando em um  Acidente de Trânsito onde você chama um agente para atendimento:

No local da ocorrência, provavelmente o agente, fará o croqui a caneta, ou lápis e se tiver  usará uma régua, estes pontos citados no desenho servem e muito para a elucidar um acidente. Clic sob ele para ter uma melhor visualização.

PA-Ponto de Amarração
PPI-Provável ponto de Impacto
PA1-PA2

Os dois veículos devem ser amarrados 

Todos legendados

Após narrada o fato no Boletim de Ocorrência, o Policial vai fornecer aos envolvidos o (desembaraço), sendo  a prova do que foi avariado no veículo e que a policia tomou ciência do fato. Nele consta todas as avarias no veículo, bem como o Nr da ocorrência, e demais dados inerentes ao acontecido.    

Ao receber o Desembaraço, saiba que em caso de Blitz, o desembaraço deve ser mostrado a polícia, podendo os agentes reter o veículo caso não mostre prova da origem do fato.

***
Embora saiba que um croqui de acidente de trânsito, seja de exclusividade dos agentes, é interessante levar ao conhecimento, alguns itens que podem servir de ajuda em caso de infortúnio. Um fato  interessante, foi um condutor,que à princípio inocente, tirou fotos relevantes em sua defesa, decorrido algum tempo, deletou, mais tarde foi requerida novamente no processo. Todos tem direito de tirar fotos, não sendo necessário chamar a PM, bastando  fazer o registro  na DP, porém quando na visão do condutor ele for a "vitima" o bom chamar os agentes, que farão  de acordo com seu poder discricionário, o levantamento topográfico. Já  vi casos de registros feito na DP, serem desconsiderados perante o juiz, até por que o veículo foi retirado do local.  O registro na DP é valido é claro, no requerimento de  seguro, mas pode ser  frágil quando na busca de direitos envolvendo outras partes.
***
***
Pontos à serem observados em um croqui de Acidente de trânsito:

1-Metragem da via :
2-Metragem das calçadas paralelas, ou transversais ao acidente;
3 -Desenhos dos veículos envolvidos;
4 - Provável Ponto de Impacto- Provável ponto onde ocorreu o acidente (PPI) 
5 - Ponto de Amarração –Obs: Escolher um ponto fixo.Ex: Poste de Luz , Placa de sinalização ( PA ) Algo que presume-se que não será  retirado do local:
6 -Distância entre os veículos .Obs: Distância que estavam um do outro quando os agentes chegaram no local:
7 - Se no local, ficou marcas de frenagem (Pneus) medir  estas marcas:
8 - Observar no desenho ( croqui) as legendas
V1- Automóvel:
V2- Motocicleta etc...
PPI- Provável Ponto de Impacto:
PA -Ponto de amarração:
10- Se for com vitimas, fazer o desenho da vítima , assim como a distância entre os veículos e de outro ponto fixo:
11- Narrar a sinalização que o local possui:  
12-  Clima
Sol
Nublado
ChuvosonOutros...
13 -Superfície de rolamento:
 Molhada
 Paralelepípedo
 Asfaltada
 Não pavimentada
14 – Testemunhas
Arrolar testemunhas que realmente presenciaram o fato, anotando nome endereço, telefone, local de trabalho.

Obs: Se o local do acidente foi desfeito( EX: um dos veículos estacionou do outro lado da  via ),   o croqui não constará   as medidas citadas , porém é interessante, fazer um croqui com a posição final dos veículos. narrando que o local estava desfeito.

Não esquecer o tipo de acidente:

Abalroamento

Atropelamento

Capotamento

Choque

Colisão

Tombamento

Natureza do acidente: Com ou sem lesões ou morte:
 *****



Santiago mais uma vez foi beneficiada pela chuva do Maio

Após sete dias de chuva em períodos intercalados, Santiago amanhece com umidade alta e cerração   A chuva que começou às 14h30 da segunda-fe...